A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta habilidades básicas de leitura e escrita.
É necessário ressaltar que a capacidade intelectual de um disléxico não é comprometida por esse distúrbio, apenas a capacidade cognitiva, isto é, o processo de absorção do aprendizado é mais lento.
O papel da psicopedagoga para o disléxico deve ser a reestruturação da concepção familiar criada sobre as potencialidades do indivíduo, que passam a ser vistas como baixas ou insuficientes para que o mesmo consiga sucesso pessoal ou profissional. Estruturar um processo de aprendizagem que seja prazeroso e condizente com as habilidades cognitivas do indivíduo é indispensável para que ele alcance o autoconhecimento e a plenitude das suas capacidades mentais.
É importante saber alguns sinais para procurar ajuda caso necessário. Estes são alguns sintomas que podem estar presentes:
-Erros de soletração e ortografia, mesmo nas palavras mais frequentes.
-Dificuldade na produção textual
-Dificuldade para decodificar palavras
-Vocabulário reduzido
-Leitura oral devagar e incorreta
-Dificuldade para se expressar de forma clara
-Dificuldade para nomear letras e números
-Atraso no desenvolvimento da fala
O diagnóstico e o tratamento da dislexia exigem a participação de equipe multidisciplinar, com profissionais como pedagogo, fonoaudiólogo e psicólogo. Para confirmar que a pessoa tem dislexia é preciso realizar testes específicos que devem ser respondidos pelos pais, professores e pessoas próximas da criança.
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